Hortas nas Escolas

Dinamização das hortas escolares, através de uma oferta formativa creditada, promovendo a troca de experiências no Laboratório de Aprendizagens e facilitando o acesso a fatores de produção como sementes, plântulas, composto e alfaias. Este projeto pretende materializar a horta na escola, potenciando-a como equipamento de exploração pedagógica.

Pretende-se:
- Materializar o equipamento “Horta na escola”;
- Promover o equipamento “Horta na escola” como lugar de exploração pedagógica por parte dos agentes educativos;
- Promover a auto-suficiência e sustentabilidade da “Horta na escola” disponibilizando ferramentas formativas e fatores de produção.

 O programa compreende dois niveis de apoio. Um primeiro nivel de apoio mais simples e genaralizado a todas as candidaturas. Um segundo nivel de apoio mais avançado que contempla formação creditada.

As candidaturas serão avaliadas segundo os critérios estabelecidos no normativo e encaminhadas para um dos seguintes níveis de apoio:

O 1º nível de apoio consiste na disponibilização de fatores de produção (sementes, plântulas,composto e alfaias), acompanhamento técnico com recurso a tecnologias de informação e partilha de experiências através do Laboratório de Aprendizagens. O número de candidaturas a apoiar, dentro deste nível, está dependente da disponibilidade orçamental e logística da Câmara Municipal de Cascais.

O 2º nível de apoio, para além das condições oferecidas no nível 1, contará ainda com oferta de formação de 25 horas, creditada pelo Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais, e apoio técnico presencial. Neste nível existe uma capacidade para envolver 10 escolas, com um nº limite de 20 participantes.