Hortas Comunitárias

As Hortas Comunitárias são espaços de convívio, lazer e aprendizagem, com um forte potencial sócio-cultural e de incremento da qualidade de vida dos seus utilizadores. São parte integrante da Estrutura Ecológica do concelho, e estão localizadas em parques e espaços verdes de lazer, trazendo uma nova utilização ao espaço público, onde as diferentes gerações podem conviver.

As Hortas Comunitárias de Cascais estão implementadas em terrenos da autarquia que são disponibilizados, aos munícipes, para a prática de horticultura.

Estes terrenos, geralmente inseridos em espaços verdes de lazer, são divididos em talhões de aproximadamente 35m2 e equipados com abrigos de ferramentas, compostores e pontos de água.

Os participantes são seleccionados por ordem de inscrição e em função da proximidade da sua residência à localidade da horta. É firmado um contrato de duração anual (porém renovável) com o horticultor de cada talhão.

Todos os horticultores recebem formação, prática e teórica, sobre agricultura sustentável e sobre as normas de convivência nos espaços comuns das hortas.

A utilização do espaço requer o cumprimento das regras estabelecidas no Regulamento das Hortas Comunitárias, ou seja, a utilização correcta dos recursos oferecidos, uma convivência sã entre horticultores, bem como, o cumprimento das técnicas de uma agricultura sustentável e livre de químicos.

»Inscreva-se no projecto "Hortas Comunitárias"
 

As nossas hortas:

Horta Comunitária | Alto dos Gaios

Horta Comunitária | Outeiro de Polima

Horta Comunitária | Bairro de S. João da Rebelva