História da agricultura em Cascais

Existem registos de actividade agrícola no concelho de Cascais desde o período neolítico. Os produtos cultivados e as técnicas utilizadas desde essa época foram fortemente influenciados pelos povos que por aqui passaram mas também, e sobretudo, pela topografia do território. Das culturas cerealíferas produzidas pelos romanos, à técnica do regadio e aos moinhos de vento utilizados pelos árabes, passando pela época áurea da produção vinícola na zona oriental do concelho, a história da agricultura em Cascais é rica e diversa.

Actualmente, existem apenas resquícios dessa prática. O desenvolvimento urbano verificado no século XX, com o plano de urbanização da Costa do Estoril, o surto turístico e a implementação da linha de comboio e da rede alargada de infra-estruturas viárias, contribuiu para essa delapidação.

Curiosamente, a prática que persiste é a da horticultura a tempo parcial de produção para auto-consumo (ver levantamento das hortas de génese espontânea no concelho). O projecto Hortas de Cascais vem nesse sentido, potenciar um interesse que, manifestamente, persiste e proporcionar condições – físicas, logísticas e formativas - para a sua prática.

Para conhecer em maior detalhe a história e evolução da agricultura do concelho de Cascais clique aqui.